ABIAD participa de IV Simpósio de Alimentos no Conselho Regional de Química

ABIAD participa de IV Simpósio de Alimentos no Conselho Regional de Química

Presidente da Associação, Dr. Tatiana Pires, abordou as oportunidade e desafios do marco regulatório de suplementos alimentares

 

No último dia 2 de outubro, o Conselho Regional de Química (CRQ) promoveu a quarta edição do seu simpósio de alimentos. O tema abordado foi “Suplementos – aspectos tecnológicos, mercadológicos e a nova regulamentação”. Para a discussão, a Drª Tatiana Pires, presidente da ABIAD, fez um panorama do setor, exibindo o histórico do trabalho da entidade junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), desde 2010, ressaltando a relevância da adequação da categoria de suplementos alimentares no Brasil.

A realização da pesquisa sobre hábitos de consumo realizada pela ABIAD e associações parceiras em 2015 apontou uma tendência que contempla o crescimento do setor de alimentos e os produtos cada vez mais presentes no cotidiano dos consumidores. “O estudo nos mostrou que o consumidor de suplementos alimentares é preocupado e muito consciente. É um público que se importa com a manutenção da saúde”, destacou Tatiana.

Após as apresentações, foi aberta uma mesa redonda para discussão. Entre as dúvidas mais frequentes estavam a questão da suplementação para fins terapêuticos e alimentícios. “Se houver alegação para complementar a alimentação, ele é um alimento. Se for indicado para algum tipo de tratamento, então é terapêutico” explica Tatiana, ressaltando as diferenças.

A iniciativa do CRQ foi de fomentar o conhecimento dos profissionais de química, trazendo atualizações sobre o panorama regulatório e perspectivas para o futuro do setor de suplementos alimentares no país.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *