ABIAD participa de reunião sobre Coalizão Empresarial para Facilitação de Comércio e Barreiras

25 de julho de 2019

O encontro, realizado na CNI, teve como objetivo a troca de informações sobre a coalizão e o apoio que a associação pode oferecer

No dia 3 de julho, em Brasília, foi realizada a reunião da Coalizão Empresarial para Facilitação de Comércio e Barreiras (CFB), secretariada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Com o objetivo de esclarecer o papel da CFB, estiveram presentes a Gerente Executiva da ABIAD, Gislene Cardozo, acompanhada de Aryell Calmon, Consultor de Relações Governamentais da BMJ Consultores Associados, e de Leandro Barcelos e Ronnie Pimentel, Consultores da CNI.

Durante o encontro, foram apresentadas as prioridades da Coalizão. Na agenda de facilitação do Comércio, entre os itens em pauta estão o portal único de comércio exterior, o Programa Brasileiro de Operador Econômico Autorizado (OEA), coleta única de impostos, taxas e encargos e gestão de risco.  Os assuntos mais discutidos foram a agenda regulatória de comércio exterior e de barreiras em terceiros mercados, bem como as boas práticas regulatórias.

A CFB, criada em 2018, visa contribuir para a facilitação do comércio brasileiro no exterior e elabora recomendações para modernizar e tornar mais célere os procedimentos de importação e exportação no Brasil, além de combater as barreiras comerciais estabelecidas por mercados de destino das exportações nacionais.

A ABIAD está disponibilizando, desde então, links de acesso com os temas da Coalizão para que os associados possam participar com seus posicionamentos. Abaixo, seguem mais recentes da consulta sobre iniciativas facilitadoras de comércio: cooperação regulatória.

Consulta EUA

Consulta Argentina

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *