Anvisa considera mudar rótulos de alimentos para melhor entendimento; saiba mais Nutrição - Abiad

Anvisa considera mudar rótulos de alimentos para melhor entendimento; saiba mais Nutrição

05 de março de 2018

A troca dos rótulos tem como objetivo transmitir de forma mais fácil as informações nutricionais nas embalagens. Saiba tudo sobre a nova proposta de rotulagem

Por Caroline Randmer | Foto Getty Images | Adaptação web Ana Paula Ferreira

Novas propostas de rotulagem vêm sendo consideradas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Elas têm como objetivo facilitar o entendimento sobre as informações nutricionais nas embalagens.Entre as principais opções estão o modelo de advertências, já utilizado no Chile, e o de semáforo nutricional, vigente no Reino Unido. A ideia é adotar a alternativa que mais auxilia o consumidor em sua tomada de decisão na hora de comprar o produto. Afim de ajudar no dilema, o Ibope Inteligência, a pedido da Rede de Rotulagem — que reúne associações das indústrias de alimentos e bebidas não alcoólicas —, foi pesquisar a preferência de 2 mil pessoas em 142 municípios e descobriu que sete em cada dez entrevistados preferem o semáforo nutricional, que utiliza cores para traduzir as informações sobre o teor de açúcares, gordura e sódio dos produtos.

 

“Quando perguntamos qual deles gostariam de encontrar na parte frontal das embalagens, a maioria indicou o modelo semáforo nutricional”, afirma Patricia Pavanelli, diretora de contas do Ibope, do Rio de Janeiro (RJ). A informação por cores proporciona comunicação instantânea e é acessível a todos. Além disso, apresenta-se como um recurso didático, a fim de educar novas gerações. “O modelo é informativo e tem fácil entendimento para toda a população”, afirma Daniella Cunha, diretora de Relações Institucionais da Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação, de São Paulo (SP).

Fonte: Corpo a Corpo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *