Benefícios do Whey Protein: tem efeito detox e é antioxidante

Diversas pesquisas científicas revelam que as funcionalidades do Whey Protein também servem para proteger o corpo contra determinadas doenças, como o diabetes, e, inclusive, ser uma espécie de detox. Isso porque ele é o precursor da glutationa, um dos antioxidantes mais poderosos que existem.

Para que serve o Whey Protein

Funciona como Detox
É antioxidante
Fortalece a imunidade
Controla a pressão arterial
Auxilia nas dietas
Controla o Diabetes
Ajuda no tratamento do câncer
Evita cólica e dermatite atópica
Estimula o anabolismo (importante depois de cirurgias)
Combate a sarcopenia
Reduz o risco de doenças cardíacas
Reduz risco de acidentes vasculares cerebrais (AVC)

Detox e antioxidante

Pesquisas da Universidade de Cambridge e do The American Journal of Clinical Nutrition revelaram que o whey tem grande potencial antioxidante e de desintoxicação do corpo.

Fortalece a imunidade e controla a pressão arterial

As duas principais proteínas presentes no whey melhoram a imunidade porque aumentam a função das células de defesa e bloqueiam a conversão da enzima de angiotensina, ajudando no controle da pressão arterial.

Auxilia em dietas

A substância estimula a produção de colecistoquinina (CCK) e GLP-1, hormônios relacionados à digestão e saciedade. Ainda inibe a liberação da grelina, conhecida como o hormônio da fome.

Controla a diabetes

Estudos recentes indicam que o whey pode reduzir o aumento dos níveis de açúcar no sangue após as refeições, aumentando a sensibilidade da insulina.

Ajuda no tratamento do câncer

Segundo um estudo publicado pelo Journal of Food Science and Engineering, a substância ajuda a prevenir e tratar o câncer intestinais, justamente pelas suas características desintoxicantes e imunoestimulantes.

Previne cólicas e dermatite atópica

Na sua forma hidrolisada, por ser mais facilmente digerido, o whey pode evitar as cólicas e a incidência de dermatite atópica.

Auxilia no pós-operatório

Por ser uma proteína rica em aminoácidos que estimulam o anabolismo, é indicado para a recuperação e cicatrização depois de cirurgias até de queimaduras.

Combate a sarcopenia

De acordo com o jornal científico Geriatrics & Gerontology International, a perda progressiva de força muscular e massa magra a partir dos 30 anos (sarcopenia) pode ser revertida e até evitada com a suplementação de whey protein.

Reduz risco de doenças cardíacas e AVC

Cientistas da Reading University apontaram ainda a redução do risco de doenças cardíacas e acidentes vasculares cerebrais (AVC) com a ingestão dos suplementos como o whey.

Como tomar whey protein

Segundo o nutricionista Israel Adolfo Miranda Busto, para quem pratica atividade física, ele deve ser ingerido depois dos treino e não é muito indicado para aqueles dias sem atividades físicas. Além disso, vale ressaltar que ele “não substitui refeição e pode ser ingerido com água, sucos, vitaminas e, inclusive, fontes de carboidratos”, aconselha o especialista. Esses nutrientes a mais pode, inclusive, ajudar na produção interna de antioxidantes e intensificar seu potencial, como complementa a médica médica Elisa Urban, da equipe de Desenvolvimento de Produtos da Essential Nutrition. Ele até pode entrar no lugar de alguns lanches, se for consumido junto com linhaça e chia. Mas sempre lembrando que fibras atrapalham que está em busca de hipertrofia muscular.

Como escolher

De acordo com Elisa, o whey protein que contenha corante, aroma, adoçante, conservante artificial e excesso de açúcar ou carboidrato não é indicado. Por isso, “fique atento à tabela nutricional e aos ingredientes que compõem o produto”, alerta. Outra informação importante é que se for whey protein concentrado, pode possuir caseína, gordura e lactose. Então, pessoas com alergia ou restrição alimentar devem evitá-lo. Já se for isolado é diferente e até possui baixos níveis de carboidrato e gordura. Quem é adepto da dieta vegana também consegue encontrar a suplementação sem componentes de origem animal no mercado.

 

Fonte: Minha Vida-BR – 14/11/2019 – WEB

 

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