Doença celíaca pode provocar infertilidade em mulheres

Com o objetivo de explorar a ligação entre a doença celíaca e infertilidade, uma equipe de pesquisadores indianos conduziu uma metanálise  que avaliou cinco estudos incluindo 422 mulheres com infertilidade sem uma causa explícita.

Publicada no Journal of clinical gastroenterology, os autores afirmam que “não há evidências para afirmar que a doença celíaca provoca infertilidade, mas há muitas experiências anedóticas em que as mulheres com infertilidade engravidaram após serem diagnosticadas com a doença celíaca e adotarem uma dieta livre de glúten”.

Os resultados demonstraram que as mulheres com infertilidade eram 3,5 vezes mais propensas a ter doença celíaca do que as mulheres que não tinham dificuldade em engravidar. Para as mulheres com causa conhecida para a sua infertilidade, a conexão foi ainda mais forte: seis vezes mais probabilidade de ter a doença celíaca.

Apesar disso, os autores afirmam que os mecanismos envolvidos nessa associação ainda são desconhecidos e que embora existam muitas causas mais comuns de infertilidade, que as mulheres que não têm uma explicação pronta para a sua incapacidade de engravidar devem ser rastreadas para a doença celíaca pelo obstetra, antes de serem encaminhadas para outra especialidade.

Com informações do portal Nutritotal – 13.2.15

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *