Fatores influenciam no prazo de validade de alimentos - Abiad

Fatores influenciam no prazo de validade de alimentos

30 de setembro de 2019

A Área Técnica da ABIAD coordenou oficina de trabalho para construção de documento de posicionamento do setor sobre o tema

No último dia 9 de setembro, a ABIAD realizou uma oficina de trabalho para avaliação do Guia para Determinação de Prazos de Validade para Alimentos (Guia de Estabilidade), estipulado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Esta reunião teve foco em discutir propostas aplicáveis aos suplementos alimentares.

Coordenada pela área técnica da ABIAD, esta foi mais uma das oficinas realizadas desde o primeiro semestre deste ano, que contou com suporte técnico de profissionais de Pesquisa & Desenvolvimento das empresas associadas. O objetivo é construir um documento informando o posicionamento do setor.

O guia tem como finalidade nortear os principais pontos para a determinação de prazos de validade de alimentos. São eles: processamento, armazenamento e determinação da validade dos produtos. As contribuições de associações e órgãos envolvidos começaram no dia 6 de novembro de 2018 e, segundo a determinação da Anvisa, serão aceitas novas sugestões até o dia 6 de novembro deste ano. A ABIAD participa ativamente do processo do desenvolvimento do guia, já que a aplicação impacta diretamente a todos os associados.

De acordo com o documento, para definir o prazo de validade de um alimento, deve ser levado em consideração sua deterioração, razões de segurança e questões de saúde. No caso de alimentos para fins especiais, é necessário garantir que as características nutricionais e de composição do produto mantenham-se até o final da data estipulada. Para tanto, devem ser identificados os nutrientes e outros componentes relevantes, que não são estáveis, e determinar por quanto tempo estarão presentes nos níveis declarados nos rótulos dos alimentos, considerando os valores de tolerância estabelecidos na legislação, quando aplicável.

Para conferir o Guia completo, clique aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *