Caros associados,

Iniciamos os trabalhos em 2019, ano ainda mais importante para a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres (ABIAD). Com uma nova visão: “Ser a principal referência do setor de alimentos para fins especiais junto ao governo, setor produtivo, academia, consumidores e profissionais de saúde”, temos objetivos definidos de crescimento para os próximos anos e de melhoria contínua no atendimento, prestação de serviços e relacionamento com nossos associados.

E para construirmos uma estratégia sustentável de atuação, realizamos em 2018, um exercício de reflexão para rever e alinhar os direcionadores estratégicos da associação (Visão, Missão e Valores), com base na percepção de nossos principais stakeholders (associados, prospects, Anvisa, outras associações e profissionais da ABIAD).

A condução deste projeto – após avaliação de mercado – foi realizada pela consultoria especializada na metodologia de Design Thinking, a Innova Thinking, em parceria com a LVBA Comunicação, nossa agência de Relações Públicas. O desafio proposto foi: “como podemos melhorar (Visão, Missão e Valores) da Abiad, tendo como foco os associados e demais públicos estratégicos, para sermos reconhecidos como legítimo representante do setor de alimentos para fins especiais?”.

Com um projeto faseado, a primeira etapa foi a elaboração interna de uma matriz de “certezas, suposições e dúvidas” em relação ao nosso escopo de atuação, relevância de nossos serviços e importância para os associados, bem como oportunidades de melhorias em todos os sentidos. Passo seguinte: validar estas percepções a partir da visão dos nossos stakeholders, por meio de entrevistas individuais, que contribuíram com informações valiosas para a continuidade de nosso trabalho.

A consolidação de todas os dados permitiu a definição de duas “personas” – representação fictícia do cliente ideal de um negócio – para a ABIAD. A do associado mais Integrado e participativo junto à associação e o mais distante, que possibilitarão a criação de estratégias mais assertivas.

Para concluir, realizamos o Workshop de Ideação, com um grupo de 10 representantes dos stakeholders, com dois objetivos principais: desenvolvimento dos novos direcionadores estratégicos e melhorias para a experiência dos associados por meio da criação e comunicação de serviços e benefícios da ABIAD. Uma manhã de muito trabalho de cocriação, que resultou na nova Visão, Missão e Valores da ABIAD, bem como propostas de soluções e ações que serão implementadas de acordo com a relevância para nossos associados, que comunicaremos a cada novidade.

Com muita satisfação, compartilhamos com todos vocês os novos direcionadores estratégico da ABIAD:

Visão: Ser a principal referência do setor de alimentos para fins especiais junto ao governo, setor produtivo, academia, consumidores, profissionais de saúde e líderes de opinião conduzindo a todos para um futuro sustentável para indústria e consumidores.

Missão: Somos reconhecidos por nossa interlocução junto aos órgãos reguladores atuando de forma proativa, provocativa e estratégica na identificação e execução de temas que impactam as empresas associadas e consumidores, gerando oportunidades para o setor.

Valores: Ética e transparência; Embasamento técnico e científico; Colaborativa; Responsável; Sustentável; Inovadora; Equidade e isonomia; Governança.

Um excelente e produtivo ano a todos!

Tatiana Pires
Presidente e Equipe ABIAD