Suplementos para a terceira idade

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) cerca de 17,5 milhões de pessoas morrem vitimas de doenças cardiovasculares a cada ano. No Brasil, a média anual chega a 350 mil, ou seja, uma vida perdida a cada 40 segundos. A nutrição na terceira idade é essencial para um envelhecimento com saúde. Segundo o nutricionista da Brasil Nutri Shop, franqueadora de suplementos, Bruno Cesar Banak Varela, alguns suplementos são essenciais para essa fase da vida, pois colaboram na manutenção da massa muscular; melhoram a defesa do corpo; desintoxicam o organismo; agem na regulação do colesterol LDL e HDL e triglicerídeos, além de vários outros benefícios. Conheça os cinco suplementos mais vendidos na rede de franquias para essa faixa etária:

 Ômega 3

Este ácido graxo é encontrado em óleos de peixes (principalmente a cavala, sardinha, salmão) de águas frias e profundas. Algumas das suas principais funções são auxiliar na prevenção de doenças cardiovasculares; diminuição da agregação plaquetária (Evitando infarto agudo do miocárdio); redução dos níveis de colesterol LDL (Ruim) e regulação do colesterol HDL (Bom) e triglicerídeos; atenuação de estados inflamatórios como a artrite; diminuição da pressão sanguínea (hipertensão);  e redução da viscosidade do sangue, que permite uma circulação sanguínea mais ativa, promovendo uma melhor nutrição e oxigenação dos tecidos.

O nutricionista alerta: ”a Food and Drug Administration (2000) estabeleceu que o consumo diário de EPA e DHA que são os principais compostos dos ácidos graxos essenciais Ômega 3, não deverá exceder 3 g/dia devido a possíveis efeitos adversos”.

Colágeno Hidrolisado: produzido a partir de ossos e de cartilagem bovina, o colágeno é uma proteína primária do tecido conjuntivo, representando cerca de 30% das proteínas de origem animal. É considerado um aminoácido de suma importância no organismo que assegura a coesão, elasticidade e regeneração da pele, cartilagens e ossos.  A ingestão de colágeno hidrolisado estimula a produção endógena de colágeno, assegurando o conjunto de aminoácidos e peptídeos úteis para a síntese do colágeno, dando suporte nutricional para osteoartrose, dor articular, osteopenia e perda da firmeza óssea.

Glutamina: é o aminoácido livre mais abundante no tecido muscular. Além de atuar como nutriente (energético) para as células imunológicas, apresenta uma importante função anabólica, promovendo o crescimento muscular. Este efeito pode estar associado à sua capacidade de captar água para o meio intracelular, o que estimula assim a síntese proteica.

A glutamina exerce funções muito importantes para o corpo, como manutenção do sistema imunológico; possível reguladora da síntese e da degradação de proteínas; controle do volume celular; desintoxicação corporal do nitrogênio e da amônia; controle entre o catabolismo e anabolismo; e tua no combate à síndrome do overtraining e beneficia as células intestinais, resultando em melhor digestibilidade e aproveitamento dos aminoácidos.

Óleo de Prímula: a suplementação com óleo de prímula é muito benéfica ao organismo, é rica em ácido graxo (Ômega 6) que não é produzido naturalmente pelo organismo e precisa ser obtido na dieta, especialmente o GLA (ácido gama linolênico).

Para a terceira idade este ácido graxo também favorece a saúde cardiovascular, alivia os sintomas da artrite reumatoide, auxilia na diminuição dos níveis de colesterol e no tratamento e prevenção do diabetes, eczema atópico, hipertensão, alcoolismo e síndrome pré-menstrual. Ele também é conhecido por diminuir os efeitos da tensão pré-menstrual, diminuir a queda de cabelo e no tratamento da acne, melhora o fluxo sanguíneo e diminui a resposta de hormônios responsáveis pelo aumento da pressão arterial, renina e angiotensina. Além de possuir função muito importante na formação da membrana lipídica, aumenta a penetração na pele e a restauração da função de barreira de água na epiderme.

Multivitamínicos: os suplementos multivitamínicos têm como objetivo repor os nutrientes que estão limitados em nosso organismo por falta da ingestão na dieta, sendo assim um facilitador para reposição das quantidades diárias de vitaminas e minerais. Eles combatem o estresse diário, fornecem energia, combatem a deficiência de vitaminas no organismo, ajudam o cérebro a funcionar melhor e previnem doenças cardiovasculares e câncer. Os multivitamínicos são apresentados em suas composições por diferentes gamas de vitaminas e minerais, a indicação do nutricionista é sempre atentar-se as vitaminas e minerais que estão isentas ou deficiente em seu organismo, para assim realizar a suplementação do complexo multivitamínico.

O nutricionista lembra que é importante sempre consultar um médico e fazer exames de sangue para ver as deficiências do organismo. A Brasil Nutri Shop é uma rede de franquias de vendas de suplementos, com 285 lojas em 212 cidades do Brasil. Hoje, os suplementos voltados para a terceira idade são responsáveis por 15% das vendas de toda a rede.

Fonte: Paran@shop

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *