<strong>A participa</strong><strong>ção</strong><strong> da ABIAD no processo de regulamentação da rotulagem nutricional junto à Anvisa</strong> - Abiad

A participação da ABIAD no processo de regulamentação da rotulagem nutricional junto à Anvisa

26 de outubro de 2022

A ABIAD sempre esteve sentada à mesa junto com a Anvisa, desde o início das discussões sobre rotulagem nutricional, lá em 2014, quando foi lançado o Grupo de Trabalho. Por meio dele, ABIAD, ABIA e a Agência Reguladora iniciaram conjuntamente as discussões e deliberações sobre a questão. Passada essa ação, as conversas foram evoluindo e, após um longo caminho, quando o setor produtivo se uniu em torno do envio da proposta final para a agência em 2017, o grupo com outras associações passou a se chamar REDE ROTULAGEM.

A Rede foi um marco dentro do processo setorial, porque ela significou a reunião da maior parte das associações do setor alimentício, liderada pela CNI (Confederação Nacional da Indústria), ABIA (Associação Brasileira da Indústria de Alimentos) e ABIR (Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas não Alcoólicas). A atuação da ABIAD estabeleceu-se no grupo G-8, que participava ativamente das estratégias do grupo todo ao lado de mais de 20 associações. Neste espaço, todos deliberaram e expuseram seus pontos, a fim de unificar o diálogo ante os principais stakeholders envolvidos e/ou impactados pelas novas regras de alegações nutricionais.

Na ABIAD, evoluímos muito para participar de todo esse desenvolvimento. Nesse caso, alinharam-se os pontos mais importantes dentro da discussão da REDE, que foi extremamente importante. Fomos até Brasília e ao MAPA, e estivemos presentes nos eventos resolutivos que antecederam as discussões com a Anvisa.

Em seguida, com diálogo formado e já com alguns consensos estabelecidos de forma conjunta, passamos a atuar diretamente com a Anvisa, comparecendo às reuniões, colaborando produtivamente, colocando nosso posicionamento, bem como apoiando as atividades setoriais dentro desse contexto envolvendo a norma de rotulagem nutricional.

Em linhas gerais, avalio que a participação da ABIAD, como referência dentro do setor de alimentos para fins especiais, foi produtiva e operante no sentido de apontar definições importantes dentro de todo esse processo. Nosso papel diante das discussões sobre as novas regras foi contribuir com a qualidade das práticas regulatórias que envolvem o tema em sua completude.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *