Atualmente, há nos continentes latino-americanos uma população de mais de 250 milhões de pessoas com sobrepeso, sendo que, em termos percentuais, o Brasil tem 54%, o México tem 64%, a Colômbia tem 57% e a Argentina tem 62%.
No entanto, pelo que a pesquisa apurou, os consumidores estão mais propensos a ter uma atitude mais positiva frente ao problema e as exigências estão cada vez mais impositivas. Entre as medidas estão as informações mais detalhadas nos rótulos sobre os ingredientes e valores nutricionais (76% dos brasileiros disseram que leem os rótulos). A pesquisa apontou também que 67% dos brasileiros preferem comprar em lojas especializadas em alimentos saudáveis.
Em 2016, a Organização Mundial de Saúde (OMS) expediu um comunicado aos governos mundiais para que tomassem medidas que combatessem este desafio como: implementação de impostos sobre os produtos de alto teor calórico, além de padronização dos rótulos para que o consumidor pudesse conhecer a fundo o que consome.
México e Chile já implantaram impostos sobre os produtos com alto teor calórico e a Colômbia também tende a aderir à esta iniciativa.
Algumas empresas já estão tomando algumas providências como: redução da embalagem e dos conteúdos altamente calóricos, foco em produtos mais saudáveis e luta pela causa da alimentação saudável. Com informações do Portal New Trade (20/04/2017)