O Transplante de Medula Óssea (TMO) pode ser o único tratamento para quem tem anemia falciforme. A constatação partiu de um trabalho de uma médica brasileira, selecionado no 57º ASH, congresso de doenças de sangue, realizado recentemente em Orlando, Estados Unidos.
Belinda Simões, da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto e membro da Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular, acompanhou mil casos de anemia falciforme, onde 900 foram curados com TMO.
“Entre tantas pesquisas e descobertas com novas moléculas, nosso trabalho foi reconhecido neste congresso, o que é um orgulho para toda a equipe e para os brasileiros. A descoberta vai mudar a maneira de tratar esta doença. No Brasil, o SUS está analisando a adoção desse tratamento em todo o país”, comemorou Belinda.
Segundo a médica, que também é vice-presidente da Sociedade Brasileira de Transplante de Medula Óssea (SBTMO), este tratamento substituirá o tratamento convencional com quelante de ferro, visto que este ocasiona muitas dores e afasta do convívio social.
Com informações do portal Labnetwork – 10.12.15