Os produtos bióticos têm conquistado espaço cada vez maior no segmento de alimentos para fins especiais por oferecerem benefícios para o equilíbrio da saúde intestinal, fortalecimento do sistema imunológico, melhoria de sintomas de estresse e ansiedade e do sono, dentre outros.
A família dos bióticos é formada por probióticos, prebióticos, simbióticos e pós-bióticos. Os probióticos são microrganismos vivos como bactérias e fungos que, quando consumidos em quantidades adequadas, conferem benefícios à saúde das pessoas. Os prébióticos são substratos que alimentam as boas bactérias e melhoram a nossa saúde digestiva e a imunidade. Os simbióticos são alimentos formados pela mistura de probióticos e prebióticos, enquanto os pós-bióticos são microrganismos inanimados, obtidos em processos como aquecimento e fragmentação de probióticos.
Com uma crescente demanda por parte dos consumidores, que estão cada vez mais interessados em bem-estar e boa saúde, os bióticos representam uma tendência do mercado para os próximos anos e uma boa oportunidade para o setor desenvolver pesquisas e produtos inovadores.
Uma pesquisa da IFIC – International Food Information Council –, realizada nos Estados Unidos, em 2023, mostrou, por exemplo, que a preocupação com a saúde intestinal é o principal motivo para o consumo de probióticos. Um em cada quatro entrevistados aponta a saúde digestiva como o fator mais importante para uma rotina saudável. Um terço afirmou que busca o consumo de probióticos de forma ativa, com 60% usando pelo menos uma vez ao dia, e 24% consumindo duas ou mais vezes. Outra pesquisa realizada pela IFF no Brasil, em setembro de 2024, revelou que 45% dos entrevistados consomem probióticos.
No Brasil o mercado registra cada vez mais consumidores em busca de informações e indicações sobre alimentos que sejam saudáveis e funcionais. É nesse cenário sobre o qual o setor tem se debruçado e procurado trazer novas soluções às pessoas interessadas em bem-estar e qualidade de vida.