A Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres (ABIAD), fundada em 1986, tem o objetivo de reunir empresas que se dediquem, direta ou indiretamente, à produção, industrialização, comercialização, distribuição e importação de matérias-primas e alimentos para fins especiais, incluindo nutrição infantil, nutrição enteral, diet e light, suplementos alimentares, nutrição esportiva, alimentos funcionais, dentre outras categorias.

Missão

Atuar de forma proativa, provocativa e estratégica na identificação e execução de temas que impactam os consumidores e empresas associadas, gerando oportunidades para o setor, facilitando a interlocução junto aos órgãos reguladores.

Visão

Ser a principal referência do setor de alimentos para fins especiais junto ao governo, setor produtivo, academia, consumidores e profissionais de saúde.

Valores

Ética; Transparência; Embasamento técnico/científico; Equilíbrio; Colaborativa;
Responsável; Sustentável; Inovadora; Senso de autocrítica; Equidade e isonomia;
Boas práticas regulatórias; Compliance.

Para todos os ciclos da vida

O acesso à nutrição adequada é um direito básico em todas as fases da vida. Porém, as necessidades de uma criança não são as mesmas de um adolescente, adulto ou idoso, ou de grupos de pessoas com carências específicas. Cada período da vida requer uma ingestão diária ideal de vários nutrientes, em quantidades e consistências específicas, formando uma dieta balanceada e completa. A ABIAD oferece produtos para todos estes públicos, garantindo segurança alimentar e qualidade de vida aos consumidores em todas as faixas etárias.

Segmentos

Os alimentos diet têm na sua composição a ausência total de algum ingrediente em particular, como açúcar, gordura ou sal. Já os light são aqueles que têm uma redução de pelo menos 25% de algum nutriente, como sódio, açúcar, gordura ou colesterol.

São substâncias que garantem sabor doce aos alimentos e bebidas.  Normalmente são utilizados em adoçantes de mesa, alimentos doces, e bebidas light ou diet.

São todos os alimentos que produzem efeitos metabólicos e/ou fisiológicos e/ou efeitos benéficos à saúde, quando consumidos usualmente e acompanhados por hábitos saudáveis.

A nutrição enteral é um tipo de alimentação para ingestão controlada de nutrientes, especialmente formulada para uso por sondas ou via oral, e utilizada para substituir ou complementar a alimentação oral em pacientes desnutridos ou não, conforme suas necessidades nutricionais, em regime hospitalar, ambulatorial ou domiciliar.

Alimentos destinados a lactentes e crianças de primeira infância abrangendo as fórmulas infantis, alimentos de transição e os alimentos à base de cereais.

Os suplementos alimentares são produtos para ingestão oral, apresentado em formas farmacêuticas, e destinados a suplementar a alimentação de indivíduos saudáveis com nutrientes, substâncias bioativas, enzimas ou probióticos, isolados ou combinados. Importante destacar que a depender do grupo populacional, há alegações e dosagens diferentes. 

Diretoria

Thaise Maria Nogueira Mendes

Presidente
Herbalife Nutrition

Erika Andrade Peixoto de Carvalho

Vice Presidente
Nestlé

Helena Fernandes
Martins Tavares

Diretora Financeira I
Ajinomoto

Mariana Kochi Arab


Diretora Financeira II
Danone

Thelma Ramos Teixeira
Lahoz Moya

Diretora Adjunta I
Abbott

Eduardo Yassue
Nascimento Silva

Diretor Adjunto II
Coca-Cola