Maior consumo de potássio está associado a risco baixo de AVC isquêmico em mulheres de 50 a 79 anos

Publicado na revista Stroke da American Heart Association, um estudo indica que a maior ingestão de potássio por mulheres entre 50 e 79 anos pode estar associada a um risco mais baixo de ter isquemia ou acidente vascular cerebral (AVC). .

Foram avaliadas mais de 90 mil mulheres pós-menopáusicas, sem histórico de AVC, em um período de 11 anos. A ingestão de potássio foi mensurada por questionários de frequência alimentar no ato da matrícula e ao final de três anos. O consumo de potássio na dieta foi de 2.611 mg/dia e a porção de maior ingestão foi associada com menor incidência de AVC isquêmico. O efeito foi mais evidente em mulheres sem hipertensão. Não foi pesquisado o AVC hemorrágico.

Os cientistas também descobriram que as mulheres pesquisadas consumiam quantidades abaixo da dose diária recomendada de potássio. A Organização Mundial da Saúde, OMS,  recomenda a ingestão de 3.510 mg/dia, mas as mulheres no estudo apresentavam consumo médio de 2.600 mg.

Com informações do portal Nutritotal – 9.9.14

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *