Mais do que simples processos, o compliance deve ser peça fundante de associações - Abiad

Mais do que simples processos, o compliance deve ser peça fundante de associações

26 de fevereiro de 2025

As boas práticas de gestão corporativa, focadas na transparência empresarial e no cumprimento às leis, vêm ganhando um espaço cada vez maior nos diversos segmentos do mercado brasileiro e internacional. Para fins de exemplo, a pesquisa Integridade Corporativa no Brasil, realizada em 2022 pela consultoria Deloitte, indica que 73% das empresas ouvidas planejam investir em treinamentos para adequarem-se a conformidades legais.

No universo das associações, compliance também é uma palavra de ordem. Afinal, por sua própria natureza, são organizações coletivas voltadas ao benefício de empresas e da sociedade, exigindo democracia, transparência e responsabilidade em seus processos e decisões. Dessa forma, estar em conformidade com as normas é essencial para garantir credibilidade e eficiência na condução de suas atividades.

Na prática, significa assegurar que a associação cumpra rigorosamente todas as leis e regulamentações aplicáveis, incluindo questões éticas, fiscais, contábeis, jurídicas, trabalhistas e previdenciárias. Uma associação está em compliance quando adota um conjunto de medidas que garantem sua conformidade legal e regulatória, protegendo sua integridade institucional.

Vale ressaltar que o compliance não é um processo isolado. É feito de pessoas para pessoas. Desse modo, os dirigentes de uma associação, independentemente do porte ou segmento, devem atuar com transparência e prestar contas das atividades realizadas e da gestão dos recursos financeiros e patrimoniais. Isso não apenas reforça a governança interna, mas também fortalece a reputação da entidade, ampliando sua capacidade de atrair novos associados, parceiros e apoiadores.

As boas práticas de gestão corporativa, focadas na transparência empresarial e no cumprimento às leis, vêm ganhando um espaço cada vez maior nos diversos segmentos do mercado brasileiro e internacional. Para fins de exemplo, a pesquisa Integridade Corporativa no Brasil, realizada em 2022 pela consultoria Deloitte, indica que 73% das empresas ouvidas planejam investir em treinamentos para adequarem-se a conformidades legais.

No universo das associações, compliance também é uma palavra de ordem. Afinal, por sua própria natureza, são organizações coletivas voltadas ao benefício de empresas e da sociedade, exigindo democracia, transparência e responsabilidade em seus processos e decisões. Dessa forma, estar em conformidade com as normas é essencial para garantir credibilidade e eficiência na condução de suas atividades.

Na prática, significa assegurar que a associação cumpra rigorosamente todas as leis e regulamentações aplicáveis, incluindo questões éticas, fiscais, contábeis, jurídicas, trabalhistas e previdenciárias. Uma associação está em compliance quando adota um conjunto de medidas que garantem sua conformidade legal e regulatória, protegendo sua integridade institucional.

Vale ressaltar que o compliance não é um processo isolado. É feito de pessoas para pessoas. Desse modo, os dirigentes de uma associação, independentemente do porte ou segmento, devem atuar com transparência e prestar contas das atividades realizadas e da gestão dos recursos financeiros e patrimoniais. Isso não apenas reforça a governança interna, mas também fortalece a reputação da entidade, ampliando sua capacidade de atrair novos associados, parceiros e apoiadores.

Para garantir a efetividade do compliance, práticas essenciais devem ser adotadas, como a realização de auditorias periódicas, o gerenciamento adequado dos recursos humanos, a análise e prevenção de fraudes e a prestação de contas transparente. A governança deve seguir diretrizes claras, com um estatuto acessível, regulamento eleitoral bem estruturado e procedimentos administrativos modernos, alinhados com as melhores práticas do mercado. Nesse contexto, a ABIAD se destaca por manter estas práticas em sua atuação. Além de contar com um Código de Ética e Conduta, mantém uma governança consolidada em suas atividades, realizando reportes periódicos trimestrais, além das Assembleias Gerais anuais, e disponibiliza seu balanço patrimonial na área restrita de associados, sendo auditada desde 2020.

A associação possui um Comitê de Ética, que zela pelo cumprimento do Código de Ética e Conduta e estabelece procedimentos internos para lidar com eventuais infrações. Construído com a participação ativa das empresas associadas, o Código é atualizado a cada dois anos e submetido à aprovação da Assembleia Geral, reforçando o compromisso coletivo com a transparência e a integridade.

Com essas iniciativas, a ABIAD reforça seu compromisso com a governança transparente e a integridade institucional, assegurando que suas ações estejam sempre alinhadas às melhores práticas do mercado e reflitam a importância da discussão sobre alimentos para fins especiais na esfera pública brasileira.

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