Os anúncios publicitários de refrescos, bolachas, balas e chocolates na televisão e cinemas mexicanos já estão sujeitos às novas regras estabelecidas na Estratégia Nacional para a Prevenção e Controle do Sobrepeso, da Obesidade e do Diabetes, relacionada com a publicidade de alimentos e bebidas não alcoólicas. A veiculação dos anúncios desses produtos está vetada de segunda a sexta-feira no horário das 14h30 às 19h30 e, nos finais de semana, das 7h às 19h30, na região central daquele país – é nesses horários que os canais de televisão mexicanos têm maior audiência entre crianças e jovens.
Nos cinemas, o veto é para filmes com classificação A e AA. Com as medidas, o governo daquele país – que tem uma das mais altas taxas mundiais de obesidade – quer evitar que o público infantil seja incentivado a consumir alimentos de baixa consistência nutricional e que contribuem para o surgimento da obesidade – estima-se que as publicidades desses artigos representem atualmente cerca de 40% dos comerciais veiculados na televisão mexicana. A regulação também prevê que, a partir do próximo ano, as empresas fabricantes de alimentos e bebidas terão que deixar claro a quantidade de açúcares, gorduras e gordura saturadas contida em seus produtos.
Com informações da RedeNutri – 18.7.14