Moderniza Brasil – Ambiente de Negócios levou Bolsonaro e ministros em evento para indústria - Abiad

Moderniza Brasil – Ambiente de Negócios levou Bolsonaro e ministros em evento para indústria

26 de janeiro de 2022

Realizado na sede da FIESP – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, o evento Moderniza Brasil – Ambiente de Negócios teve a participação do Presidente da República, Jair Bolsonaro; dos Ministros da Economia, Paulo Guedes,  e Infraestrutura, Tarcísio Gomes; e do Presidente da FIESP, Paulo Skaf.

O Ministro Paulo Guedes pontuou que, durante a pandemia, o Brasil teve uma queda econômica menor do que o esperado (4% diante dos 9% esperados), e que a desaceleração econômica prevista para 2020 e 2021 ocorrerá apenas em 2022.

Guedes falou, ainda, que a taxa de investimento no país está chegando a quase 20%, segundo ele, a mais alta desde 2013. Reafirmou que o ano de 2022 será difícil, mas que o Brasil está entrando na rota de um crescimento sustentável. Falou sobre industrializar o país se apoiando em energia barata como o petróleo e gás natural. Além disso, abordou a digitalização do Brasil e serviços governamentais e salientou o reconhecimento do país como exemplo em Governo Digital, ficando em 7º lugar no mundo e em 1º nas Américas.

O ministro Tarcísio de Freitas falou sobre o fato de as ferrovias e as logísticas de infraestrutura serem uma exclusividade do Estado, destacando que poderiam existir projetos privados para facilitar a logística das indústrias. Citou a aprovação do Marco das Ferrovias e do Marco da Cabotagem como maneiras de reduzir os custos e que incidirão em maior sustentabilidade.

Após as falas dos ministros, o presidente Jair Bolsonaro falou sobre ações do governo, sobre suas indicações para cargos do executivo e judiciário e como seus indicados são competentes para tais funções. No tocante à temática proposta pelo evento, Brasil como um âmbito de atração de investimentos e negócios, o presidente não fez uso de seu tempo para acrescentar às falas de Guedes e Freitas ou trazer outros apontamentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *