Um novo teste laboratorial, o Food Detective, pode detectar a intolerância alimentar de 109 tipos de alimentos, inclusive ao glúten. O exame consegue identificar os alimentos que provocam reações alérgicas ao organismo.
“Quando o organismo é sensível a certos alimentos, dores de cabeça, depressão, fadiga, diarreias e até mesmo a obesidade podem aparecer com frequência”, comentou o bioquímico e diretor do LANAC – Laboratório de Análises Clínicas, Marcos Kozlowski.
No Brasil, o número de celíacos (intolerância ao glúten) já passa de 1 milhão de pessoas, de acordo com dados da Federação Nacional de Celíacos no Brasil, Fenacelbra. Diagnosticar é difícil, já que o mal pode ser confundido com outras doenças do intestino, por exemplo.
Atualmente há vários exames laboratoriais para a detecção do problema, mas são necessários alguns exames complementares. O Food Detective consegue excluir 100% a possibilidade de intolerância. No entanto, em caso de resultado positivo, o teste não é conclusivo para o diagnóstico de doença celíaca (quando os testes indicam a doença celíaca, é preciso uma biopsia de intestino delgado). Com informações do Portal Labnetwork (22/04/2017)