ABIAD realiza primeira reunião do GT de Prebióticos
A primeira reunião do GT de Prebióticos da ABIAD foi realizada no dia 22 de setembro, com a participação de 17 profissionais de 10 empresas associadas.
Os dois principais temas debatidos foram a definição da ocupação dos cargos de coordenação e vice-coordenação do GT, e a regulação de produtos chamados “prebióticos” no Brasil.
Em votação posterior, sigilosa, ficou definido como coordenadora do GT a representante da Tate & Lyle, Karina Costa, e como vice-coordenador, Marcos Pupin, da Nestlé.
Durante a reunião, os principais pontos levantados foram:
- Necessidade de definição do termo Prebiótico – objetivo principal a ser discutido com a ANVISA;
- Histórico de legislações de outros países que já definiram, de acordo com o ISAPP (International Scientific Association for Probiotics and Prebiotics);
- Cenário Internacional;
- Principais desafios, tais como: legislação defasada; vários produtos sem comunicações funcionais voltadas à flora intestinal; impacto direto na oferta de tais ingredientes ao consumidor.
O grupo entende a necessidade de contato com a Anvisa para iniciar as conversas a respeito do tema e, para tanto, irá se preparar com um levantamento de dados internacionais das Américas, Europa, Codex, FDA e Asia. A próxima reunião do GT de Prebióticos está agendada para o dia 20 de outubro às 15 horas.