Antioxidantes podem proteger crianças contra asma

Alimentos antioxidantes podem ser agentes de proteção contra a asma em crianças. Essa foi a conclusão de um estudo de pesquisadores gregos que utilizou o alto consumo de legumes, frutas e peixes em conjunto com baixa ingestão de carnes processadas e embutidas.

Foram avaliadas 2.023 crianças, com idades que variavam entre 9 e 10 anos, por intermédio de questionário de frequência alimentar com alimentos antioxidantes como legumes, frutas e peixes e os não-antioxidantes como carne, hambúrgueres e embutidos.

Os Índices de Alimentação Antioxidante (IAA) mais próximos de 6 indicam maior consumo de antioxidantes e os mais próximos de zero sugerem a dieta pobre em antioxidantes.

Na pesquisa, a pontuação IAA das crianças foi de 4,2 e nas meninas foi constatado uma maior ingestão de antioxidantes, 4,3. No estudo, o consumo de carne vermelha foi relacionado com a asma.

A conclusão do estudo: alimentos antioxidantes podem ser agentes protetores para coibir o aparecimento da asma em crianças, independente de fatores como hereditariedade.

Com informações do Portal Nutritotal – 22.11.14

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *