Conheça nossos associados – Abbott - Abiad

Conheça nossos associados – Abbott

22 de maio de 2020

Com mais de 80 anos de atuação no Brasil, a Abbott é uma empresa líder global de cuidados para a saúde, que ajuda as pessoas a viverem plenamente em todas as fases da vida. Seu portfólio de tecnologias abrange todo o universo de cuidados para a saúde, por meio de produtos e negócios líderes em diagnósticos, dispositivos médicos, nutrição e medicamentos de marca. Saiba mais:

  1. Como a empresa em que trabalha se destaca no setor de alimentos para fins especiais?

A Abbott é uma empresa líder global de cuidados para a saúde que ajuda as pessoas a viverem plenamente em todas as fases da vida. Nosso portfólio de tecnologias que transformam a vida de todos, abrange o universo de cuidados para a saúde, por meio de produtos e negócios líderes em diagnósticos, dispositivos médicos, nutrição e medicamentos de marca. No Brasil, atuamos há mais de 80 anos.

Entendemos que uma nutrição adequada é a base para se viver o melhor possível, por isso desenvolvemos produtos nutricionais baseados em ciência para nutrir as pessoas em todas as fases de suas vidas. Utilizamos evidências científicas validadas e pesquisas abrangentes para desenvolver nossos produtos nutricionais, incluindo mais de 30 ensaios clínicos, cinco centros de pesquisa e desenvolvimento no mundo e mais de 650 cientistas, médicos e engenheiros de nutrição focados na inovação nutricional e no desenvolvimento de produtos.

Nossos produtos ajudam as crianças a crescerem, mantêm os corpos fortes e ativos e atendem às necessidades nutricionais exclusivas de pessoas com doenças crônicas, para tornar cada estágio da vida mais saudável.

Na área de alimentos para fins especiais, a Abbott disponibiliza no Brasil sua linha de nutrição especializada, como Glucerna, indicado para pessoas com diabetes; Ensure, indicado para necessidades individuais ou condições clínicas específicas para recuperação e/ou manutenção do estado nutricional e PediaSure, indicado para crianças acima de quatro anos, que necessitam de uma melhor ingestão calórica e proteica para a recuperação do estado nutricional (peso e altura).

  1. Como a ABIAD, principal interlocutora do setor, contribui para as atividades de sua empresa no mercado?

A Abbott é associada da ABIAD há mais de oito anos por acreditar que a entidade é a principal referência no setor de alimentos para fins especiais e que atua nesta área respeitando as boas práticas regulatórias, com embasamento técnico, científico e de maneira ética, transparente e responsável.

Destacamos duas importantes contribuições da ABIAD no setor:

  • Atualização da regulamentação de alimentos enterais: em 2015, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) iniciou a atualização da Resolução 449, criada em 1999, destinada a alimentos para nutrição enteral. Após um profundo, complexo e ativo trabalho da ABIAD, em parceria com a Anvisa, entidades acadêmicas e empresas do setor, três novos regulamentos foram criados para atualizar esta resolução de 1999. Nesse processo, todas as empresas desta área no Brasil tiveram três anos para adequar suas tecnologias e realizar investimentos para se ajustar às novas resoluções de alimentos enterais. Nesse período, a ABIAD manteve apoio fundamental às empresas e um diálogo construtivo com a Anvisa. Este foi um exemplo de trabalho integrado, que respeitou as realidades e necessidades de cada setor.
  • Regulamentação da categoria de suplementos alimentares no Brasil: a entidade realizou um trabalho pioneiro e inovador junto à Anvisa, com o objetivo de regulamentar esta categoria no país por meio da disponibilização de importantes conteúdos técnico-científicos relevantes para a saúde pública. Este trabalho ficou em pauta na Agenda Regulatória da Agência desde 2012 e seu marco regulatório aconteceu em 2018. Vale ressaltar que, além de trazer uma das contribuições mais importantes para o ambiente regulatório, este trabalho também disponibilizou inovações de qualidade para o mercado brasileiro e o setor de atuação da entidade.
  1. Gostaria de destacar algum projeto recente de sua empresa que beneficia o setor de alimentos para fins especiais?

Além da contribuição da Abbott com sua experiência de décadas, desenvolvendo produtos nutricionais baseados em ciência para nutrir as pessoas em todas as fases de suas vidas, em 2007, a empresa fundou o Abbott Nutrition Health Institute (ANHI), uma organização que apoia e capacita os profissionais de saúde, por meio de recursos nutricionais baseados na ciência. Atualmente, meio milhão de profissionais de saúde já foram capacitados em todo o mundo e, consequentemente, impactaram a vida de milhões de pacientes.

Com isso, a Abbott contribui continuamente para disponibilizar os estudos e conteúdos técnico-científicos de nutrição da ANHI, para que a ABIAD possa disseminar essas informações, uma vez que se mostram extremamente relevantes para a população brasileira.

A ABIAD agradece às colaboradoras Abbott, que concederam as respostas à associação. Saiba mais sobre cada uma delas:

Patricia Ruffo, Gerente Científica da Divisão Nutricional da Abbott no Brasil, formada em Nutrição pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Ciências e Especialização em Nutrição Infantil e Doutoranda em Ciência, ambas pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP).

 

 

 

 

Thelma Moya, Gerente de Assuntos Regulatórios da Divisão Nutricional da Abbott no Brasil, formada em Engenharia de Alimentos pela Escola de Engenharia Mauá e com especialização em Vigilância Sanitária pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, cursa MBA em Relações Governamentais pela Faculdade Getúlio Vargas (FGV/SP).

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *