Consumir suplementos multivitamínicos melhora o humor, aponta estudo

Publicado na revista Appetite, um estudo de pesquisadores australianos demonstrou que o consumo diário de suplementos multivitamínicos reduziu significativamente o estresse, cansaço físico e ansiedade de homens e mulheres adultos.

Para a realização do estudo, duplo cego, randomizado e com placebo controlado, foram avaliados 38 indivíduos saudáveis (19 homens e 19 mulheres) com características de fadiga e estresse, durante 16 semanas. Foram formados dois grupos iguais, um que ingeria placebo e o outro o multivitamínico, diariamente.

Antes de iniciar a suplementação e após 8 e 16 semanas de acompanhamento, os participantes preencheram um questionário geral de saúde (QGS), que avaliava inúmeros itens, entre eles, o humor dos participantes, avaliado a partir da ferramenta de perfil de status de humor (POMS). A maior pontuação em cada uma destas escalas indicava maior perturbação do humor e resultados negativos de saúde.

Os resultados revelaram que durante a primeira e quarta semana, as taxas de estresse do grupo multivitamínico foram significativamente menores do que no grupo placebo (p 0,041). Além disso, as avaliações do QGS e do POMS demonstraram que o grupo que recebeu o multivitamínico apresentou fadiga física e ansiedade significativamente menores em comparação com o grupo placebo, durante todo o acompanhamento, sendo esse efeito mais pronunciado nas mulheres.

A dieta dos participantes não foi avaliada nem antes e nem depois da suplementação. Ou seja, esses resultados independem dela. Diante disso, os cientistas concluíram que o uso regular de suplemento multivitamínico é capaz de melhorar o humor, principalmente em mulheres. Apesar disso, afirmam que mais pesquisas são necessárias a fim de diferenciar adequadamente esses efeitos.

Com informações do portal Nutritotal – 9.4.15

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *