Controle de Carga Glicêmica é mais eficaz em pacientes com diabetes tipo 1

O método de controle de carga glicêmica foi mais eficaz que o de controle da glicemia em pacientes com diabetes tipo 1. Um estudo publicado na Acta diabetologica avaliou a eficiência do teste glicêmico de pacientes diabéticos tipo 1 (DM1) por meio de controle da carga glicêmica (GLC) ou de contagem de carboidratos (CC).

Para a pesquisa foram selecionados nove pacientes com DM1, média de idade de 37 anos e uso de bomba de insulina. Os indivíduos foram distribuídos de modo aleatório entre o método GLC e o método CC pelo período de uma semana. Depois da primeira avaliação, os pacientes trocaram de método e foram analisados por mais sete dias. O Índice de Massa Corporal médio dos pacientes era de 27 kg/m² e níveis sanguíneos de hemoglobina glicada de 7,7 ± 0,8%.

Os resultados apontaram que as doses diárias de insulina não foram diferentes entre os métodos GLC e CC. No entanto, as doses de insulina pré-refeição no café da manhã foram menores durante o GLC do que o CC, mas iguais no almoço e no jantar.

Os dados levantados indicaram que a resposta glicêmica pós-prandial foi mais eficiente no método GLC em relação ao CC.

Com informações do portal Nutritotal – 17.7.15

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *