Convergência Regulatória interessa a todos, disse Jarbas Barbosa em almoço dos 30 anos da ABIAD

O diretor- presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Jarbas Barbosa, participou das comemorações dos 30 anos da Abiad, em São Paulo, no último dia 1º de dezembro.

O dirigente agradeceu a ABIAD pelo convite e salientou o processo de maturação que a Anvisa vive nestes 16 anos de existência, além dos desafios que a agência enfrenta com as singularidades do mercado brasileiro no tocante à regulação. Entre os desafios comuns, citados por Jarbas Barbosa, está a agilidade e a eficiência nos processos regulatórios para diminuir as filas e ter um acesso mais rápido.

Outro pormenor apontado pelo diretor da Anvisa é com respeito à intolerância aos riscos, além da observação minuciosa das etapas de todo o processo regulatório, desde o início até as vigilâncias pós- mercado para evitar e identificar as não conformidades definidas para a segurança dos alimentos.

“O mercado brasileiro é muito específico. Este segmento teve um grande crescimento, com aumento significativo de empregos, além de avanços tecnológicos e uma ampliação substancial da base industrial. Entre os desafios da Anvisa está a busca de um acompanhamento e uma atualização permanente no ambiente regulatório”, disse Barbosa.

A convergência regulatória foi sinalizada como um dos entraves pelo presidente da Anvisa, já que os países costumam não aceitar a determinação regulatória dos outros.  “Por isso, a demanda por uma convergência regulatória é determinante para aliviar a sobrecarga dos agentes de regulação. A convergência regulatória interessa a todos: produtores, reguladores e, por último, consumidores”, finalizou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *