Dia Mundial da Saúde: Suplementos Alimentares são aliados na promoção da saúde

Nesse ano, a data está com a temática “Saúde para todos”, que prioriza o acesso na manutenção da saúde.

São Paulo, 06 de abril de 2018 – O Dia Mundial da Saúde, data comemorada em 7 de abril, sempre trata um tema prioritário definido pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Este ano, “Saúde para todos” será debatido ao longo do ano e visa trazer assuntos importantes da agenda internacional da Organização.

Quando a manutenção e preservação da saúde estão em pauta, o assunto é diretamente relacionado à qualidade de vida das pessoas, o que implica em seus hábitos de consumo, aliada a uma alimentação balanceada, atento sempre nas particularidades nutricionais de cada indivíduo. A Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres (ABIAD), entidade que representa a indústria para o segmento de suplementos alimentares, realizou uma pesquisa sobre “Hábitos de Consumo de Suplementos Alimentares no Brasil”, que apontou que o uso desses produtos faz parte do cotidiano da maioria dos brasileiros, já que em 54% dos lares, há pelo menos uma pessoa consumindo suplementos.

Um dos motivos que levam ao consumo dos suplementos alimentares está ligado ao estilo de vida das pessoas, que com o corre-corre do dia a dia, não conseguem realizar refeições apropriadas, e acabam consumindo os suplementos como uma forma de complementar sua alimentação.

Falta de informação interfere no consumo de suplementos alimentares

De acordo com a pesquisa, o consumidor gostaria de ter informações mais específicas e confiáveis, pois ao contrário do que acontece em países da Europa e nos Estados Unidos, onde é autorizada a inclusão de alegações relacionadas a esses produtos.

A pesquisa ainda traz dados relevantes sobre este ponto, sendo que para 15% da população, de modo geral, ainda falta algum tipo de informação sobre o consumo de suplementos alimentares:

• 49% acreditam que faltam detalhes sobre os benefícios dos produtos;
• 14% alegam a falta de informações sobre possíveis efeitos colaterais;
• 11% sentem falta da dosagem, de quantas vezes tomar;
• 7% apontam falta informações nos rótulos.

A ABIAD, a fim de identificar as necessidades do setor de suplementos alimentares e dos consumidores, tem apresentado à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) diversos estudos, além da pesquisa citada acima. Estas contribuições, acredita a entidade, devem ajudar a Agência Reguladora, que neste momento trabalha na proposta de um novo regulamento para suplementos alimentares.
“O objetivo da ABIAD é apoiar a ANVISA na discussão do marco regulatório para suplementos alimentares, que possa facilitar o acesso a produtos seguros e que tragam benefícios ao consumidor, para os reguladores e para o setor produtivo, que poderá oferecer mais e melhores produtos”, afirma Dra. Tatiana Pires, Engenheira em Alimentos, mestre e doutora em Ciência dos Alimentos, e Presidente da ABIAD.
Atualmente, os suplementos alimentares estão enquadrados em diversas categorias de alimentos e medicamentos. Dessa forma, as práticas normativas aplicáveis ao mercado são fragmentadas, com lacunas regulatórias, além de sobreposições entre categorias de produtos e requisitos desatualizados, ambíguos e desproporcionais ao nível de risco, que representam inclusive entraves para o lançamento de produtos inovadores. “A mudança pode proporcionar uma modernização da categoria no Brasil, em linha com práticas aplicadas em outros mercados, como Europa e Estados Unidos”, explica Dra. Tatiana.
Importante ressaltar que os suplementos não substituem uma refeição balanceada e não servem como compensação. Estes produtos têm finalidade de complementar a alimentação das pessoas, visando a manutenção da saúde.

Sobre a ABIAD

A Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres (ABIAD) foi fundada em 1986 com a missão de reunir empresas que se dediquem, direta ou indiretamente, à produção, industrialização, comercialização, distribuição e importação de matérias-primas e alimentos para fins especiais, incluindo nutrição infantil, nutrição enteral, diet e light, suplementos alimentares, nutrição esportiva, alimentos funcionais, dentre outras categorias. A ABIAD se dispõe a ser a principal interlocutora do setor no diálogo com o Poder Público e órgãos internacionais, podendo assumir o papel de liderança na defesa de políticas públicas baseadas em dados científicos sólidos e a capacidade para que os consumidores tenham acesso a uma grande variedade de produtos seguros, benéficos e de alta qualidade.

 

 

 

Diana Falcão
LVBA Comunicação
+55 (11) 3218-7819 | 96640-8084
diana.falcao@lvba.com.br http://www.lvba.com.br

Juliana Caramelo
LVBA Comunicação
+55 (11) 3218-7805 | 95086-7551
juliana.caramelo@lvba.com.br
http://www.lvba.com.br

Valéria Allegrini
LVBA Comunicação
+55 (11) 3218-7810 | 99155 -3329
valeria.allegrini@lvba.com.br
http://www.lvba.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *