Eduardo Pazuello é novo Ministro da Saúde

Após três meses e meio como ministro interino, o general Eduardo Pazuello assumiu, no dia 16 de setembro, como Ministro da Saúde. Pazuello ocupava o cargo interinamente desde a renúncia de Nelson Teich, em 15 de maio.

Em seu discurso de posse, Eduardo Pazuello destacou que busca a continuidade no trabalho de combate à COVID-19,  exaltou o Sistema Único de Saúde (SUS) e ressaltou a necessidade do protocolo de tratamento precoce para a doença, ao salientar a melhora dos indicativos da pandemia no Brasil e os esforços na busca por uma vacina.

O novo Ministro da Saúde aproveitou o momento para destacar ações que serão realizadas no pós pandemia para o SUS, como a implementação de soluções digitais (prontuário eletrônico e programa de saúde digital – telemedicina), o Programa Nacional de Genômica e Saúde de Precisão “Genoma Brasil”, para combate do câncer e doenças raras, além de investimentos em laboratórios de alta tecnologia.

Pazuello é general desde 2014, coordenou as tropas do Exército durante as Olímpiadas de 2016, no Rio de Janeiro, e esteve à frente da Base Logística Multi-internacional Integrada na tríplice fronteira. Em 2018, coordenou a Força-Tarefa Logística Humanitária (Operação Acolhida), responsável por abrigar refugiados da Venezuela. Foi Secretário da Fazenda do Estado de Roraima durante a intervenção federal. Em seguida, foi nomeado comandante da 12ª Região Militar, em Manaus (AM). Em 22 de abril de 2020, assumiu como secretário-executivo do Ministério da Saúde, até ser nomeado, no mês seguinte, ministro interino da pasta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *