Estudo comprova que suplementação com ômega-3 potencializa benefícios da dieta cetogência

Conduzido por pesquisadores norte-americanos e italianos, um estudo demonstrou que a suplementação com ácidos graxos ômega-3 (w-3) levou à potencialização dos benefícios da dieta mediterrânea cetogênica em reduzir fatores de risco cardiovascular, metabólico e inflamatório relacionados à obesidade.

Para realizar o experimento, os autores submeteram 34 homens com idade entre 25 e 65 anos, com excesso de peso, a uma dieta mediterrânea cetogênica contendo fitoextratos e exclusão de álcool, pão, massas, arroz, leite, iogurte, chá solúvel e café. Desses indivíduos, 16 foram suplementados com w-3 (DCO3) e 18 indivíduos não (DC).

Após quatro semanas de acompanhamento, todos os indivíduos apresentaram uma perda significativa de peso e de gordura corporal, mas sem diferença entre os grupos. O grupo suplementado apresentou redução significativa nos níveis sanguíneos de triglicérides, insulina e de citocinas inflamatórias e aumento da adiponectina (altos níveis sanguíneos de adiponectina são relacionados positivamente com melhoras na sensibilidade à insulina e pela expressão de pelo menos dois de seus receptores da membrana celular). O fator de necrose tumoral (TNF-α) reduziu significativamente no grupo DC. Não houve alteração significativa nas citocinas inflamatórias (IL-10 e IL-1ra), creatinina, ureia e ácido úrico entre os grupos.

Os pesquisadores afirmaram que esses resultados são consistentes com observações anteriores sobre os efeitos anti-inflamatórios de redução de carboidratos, mas pela primeira vez foi demonstrada a utilidade da suplementação com w-3 durante uma dieta cetogênica. “Este tipo de suplementação pode otimizar os efeitos positivos da dieta cetogênica sobre alguns marcadores de risco cardiovascular e na inflamação crônica de baixo grau relacionadas com a obesidade”, concluíram.

Com informações do portal Nutritotal – 31.7.15

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *