Falta de Vitamina B12 pode ser associada a baixo desempenho escolar

A deficiência de vitamina B12 em crianças pode estar associada ao fraco desempenho escolar, segundo um estudo publicado no The Journal of Nutrition.

Uma pesquisa colombiana estudou a performance de 3.156 crianças, com idades entre 5 e 12 anos, em  escolas públicas de Bogotá, na Colômbia. Antes da pesquisa, no início do ano escolar, amostras de sangue foram coletadas para analisar elementos como a ferritina circulante, a hemoglobina, o zinco, as vitaminas A e B12, os eritrócitos e o volume corpuscular médio (VCM).

Segundo os resultados, a repetência foi de 4,9% e a taxa de evasão escolar foi de 3,8 dias por criança durante o ano da pesquisa. O estudo demonstrou que a deficiência de vitamina B12 foi associada a um risco duas vezes maior de repetência. Os outros micronutrientes não foram relacionados com a repetência.

Essa deficiência de vitamina B12 também foi ligada às taxas de evasão na escola, 1,89 vezes maior em comparação com crianças que apresentavam níveis equilibrados de vitamina B12.

Com informações do portal Nutritotal – 9.10.15

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *