Grávidas com aconselhamento nutricional consumiram mais peixes

Gestantes que receberam aconselhamento nutricional aumentaram o consumo de peixes durante o período. O estudo, publicado no Nutrition Journal, também demonstrou que as gestantes tiveram ganho de massa livre de gordura.

Ao todo foram 101 mulheres grávidas divididas em um grupo controle e outro por aconselhamento dietético (grupo intervenção). O grupo da dieta foi acompanhado por nutricionistas a cada três meses e seguiu recomendações da Agência Nacional de Alimentação da Suécia.

As gestantes incluíram peixes nas refeições três vezes por semana. Nas consultas, eram avaliados os níveis séricos de ácido araquidônico (ARA), ácido eicosapentaenoico (EPA), e ácido docosahexaenoico (DHA).

Resultados demonstraram que o grupo intervenção aumentou significativamente o consumo de peixe entre o primeiro e o segundo trimestre, e entre o primeiro e terceiro trimestre. Deste modo, a ingestão de carne foi menor.

“Este estudo demonstra que o aconselhamento dietético durante a gravidez pode aumentar o consumo de peixe, e a ingestão desse alimento está correlacionada com os níveis séricos de EPA e DHA”, conclui o estudo.

Com informações do portal Nutritotal – 9.1.15

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *