Instituições apresentam projetos em redes públicas para o controle da obesidade

O Laboratório de Inovação para o Manejo da Obesidade, em parceria com o Ministério da Saúde e a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), apresentou na primeira semana de dezembro, uma série de projetos para o controle da obesidade em redes públicas de saúde.

Entre os exemplos está o Grupo de Controle de Peso – O Peso da Saúde, programa desenvolvido desde 2012 pelo Núcleo de Apoio a Saúde da Família, localizado em Taió, município catarinense. “Nós percebemos que muitos pacientes estavam desistindo do acompanhamento nutricional por falta de motivação, por ansiedade e que esses casos precisavam de psicólogo, mas como a demanda era muito grande, resolvemos tratar em grupos”, avaliou Susana Lago, nutricionista do núcleo.

Neste programa, a profissional de nutrição confere diversas orientações alimentares com alternativas mais saudáveis como a diminuição do açúcar e da gordura. Além dos conselhos, os participantes aprendem como preparar os alimentos, contam com acompanhamento psicológico e recebem orientações sobre atividades físicas.

Para a coordenadora de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, Patrícia Jaime, o controle da obesidade é o grande desafio de saúde pública no Brasil. “A prevalência da obesidade vem aumentando. Se pegarmos os dados do Vigitel, que mostra o crescimento de 0,7% na prevalência de obesidade ano a ano, isso resulta em mais ou menos 2 milhões de brasileiros a cada ano ficando obesos”, alardeou.

Com informações da Agência Brasil – 8.12.14

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *