Junho foi rico em informações científicas

O II Congresso Brasileiro de Prebióticos, Probióticos e Simbióticos (PreProSim), em conjunto com o projeto ACERTO e o VI Congresso Brasileiro de Nutrição Integrada e Ganepão 2015, todos realizados entre os dias 16 a 20 de junho de 2015, em São Paulo, trouxeram uma profusão de atividades científicas para a área.

Os palestrantes que participaram do PreProSim puderam demonstrar a possibilidade de mudança na composição e da atividade da microbiota intestinal, além do restauro da resposta imunológica e absorção de nutrientes, vitaminas e minerais. Na visão deles, os prebióticos, probióticos e simbióticos podem ajudar no tratamento de algumas doenças, entre elas, a obesidade, a constipação, a diabetes gestacional, além dos distúrbios cerebrais e na prevenção do câncer.

Já o projeto ACERTO consiste em um novo modo de tratamento do paciente cirúrgico para a recuperação pós-operatória por meio de um protocolo multimodal. A nutricionista Diana Dock Nascimento discorreu sobre a segurança de diminuir o jejum pré-operatório para 2h com a ingestão de bebidas carbonatadas e de substâncias nitrogenadas, como o soro de leite ou a glutamina.

A palestra de Alberto Bicudo Salomão tratou do excesso (de 25 a 30%) de líquidos intravenosos ao paciente no pós-operatório. A proposta é que haja a volta da dieta liquida para o paciente sem náuseas ou vômitos. Muitos estudos dão conta dos benefícios da mastigação de goma de mascar depois das cirurgias, com considerável diminuição das taxas de complicações cirúrgicas, dos sintomas gastrintestinais, além da redução do tempo de internação.

Na abertura do Ganepão 2015, o cientista Juergen Bauer falou sobre os fatores nutricionais e os exercícios físicos para idosos na contribuição para manter as reservas fisiológicas, incluindo massa, força e função muscular. De acordo com Bauer, um envelhecimento saudável deve advir de uma dieta equilibrada, consumo de ômega-3 regularmente, fitosteróis, atividade física e ingestão proteica.

No final do evento foi apresentado o talk show – In gut we trust, abordando a nova ciência do intestino e a conexão com o cérebro, e a influência da saúde intestinal na qualidade de vida das mulheres. Para concluir, a nutricionista Maria Izabel Lamounier de Vasconcelos falou sobre o probiótico na nutrição clinica.

Uma mesa redonda com o tema cirurgia bariátrica foi realizada com abordagens como a perda de peso pré-operatória, além do grande número de desnutrição proteica após a técnica Y de Roux, as severas consequências desta desnutrição.

O encontro organizou um simpósio com a Associação Americana de Nutrição Parenteral e Enteral (ASPEN) e a Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral (SBNPE). Foi discutido o tema: 40 anos depois e o esqueleto continua na despensa hospitalar. Por que?

E ainda, uma conferência sobre intolerância à lactose, com o palestrante Sender Miszputen que dissertou sobre a conduta nutricional. Por fim, um simpósio abordou a prevenção nutricional de doenças cardiológicas.

Com informações do portal Nutritotal – 26.6.15

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *