Mais da metade da população adulta está acima do peso, segundo IBGE

Mais da metade das pessoas com mais de 18 anos (56,9%) no Brasil está acima do peso. O levantamento é do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).  Ainda segundo os dados do IBGE, a maior parte dos obesos é do sexo feminino (59,8%).

A Organização Mundial de Saúde (OMS) projeta que, em 2025, 2,3 bilhões de pessoas adultas estarão acima do peso, com mais de 700 milhões de obesos.

“A obesidade é resultado de vários fatores. Por isso, seu tratamento deve contar com uma equipe multidisciplinar com o intuito de amparar os pacientes, independente do uso de outros métodos para o tratamento de peso como os procedimentos cirúrgicos Sleeve (restrição gástrica), Bypass Gástrico (restrição gástrica com desvio intestinal) ou o Balão Intragástrico”, comentou o cirurgião bariátrico, Luis Augusto Mattar, da Clínica LEV, Centro Avançado de Controle de Peso.

Entre os problemas mais comuns decorrentes da obesidade estão hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, artroses, varizes e alguns cânceres.

De acordo com o médico, a maioria dos pacientes que procura a opção de cirurgia já tentou diversas dietas hipocalóricas, inibidores de apetite, programa de exercícios, etc. ”Todos os tratamentos são autolimitados, pois um dia a pessoa não aguenta mais e volta à sua ‘vida normal’ de maus hábitos. O tratamento, para ser bem sucedido, precisa basear-se em uma mudança real nos hábitos de vida”, finalizou o médico.

Com informações da Revista Hospitais Brasil – 28.8.15

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *