Ministério da Saúde lança Guia de Alimentos Regionais Brasileiro

O Guia de Alimentos Regionais Brasileiros, publicação que traz comidas típicas regionais e dicas de alimentação saudável, foi lançado pelo ministro da Saúde, Arthur Chioro, no último dia 7 de abril. Além da divulgação das receitas da gastronomia nacional, o objetivo do livro é estimular o brasileiro a comer com mais qualidade e atenuar problemas de saúde como obesidade, diabetes e hipertensão.

Segundo dados da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel 2014), apenas ¼ da população brasileira (24,1%) tem o hábito de consumir frutas e verduras, índice abaixo da recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS).

“O lançamento do Guia de Alimentos Regionais é um marco importante no compromisso do governo brasileiro em priorizar a alimentação segura e mais saudável, além de valorizar a cultura, pelos saberes e práticas regionais”, declarou o ministro Chioro.

O livro confere orientações a respeito dos alimentos, como comer e preparar a refeição, além das possíveis substituições na alimentação. A publicação é voltada às pessoas que trabalham com saúde e nutrição, entre profissionais, agentes comunitários, educadores, etc.

Além da publicação, o Ministério da Saúde também apresentou uma campanha publicitária “Da Saúde se Cuida Todos os Dias”, cujo foco é a Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS). Os livros do Guia Alimentar para a População Brasileira e o Guia de Alimentos Regionais Brasileiros terão suas versões digitais disponíveis no endereço eletrônico www.saude.gov.br/promocaodasaude. 

Com informações da Agência Saúde – 7.4.15

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *