No início de governo, Bolsonaro terá que negociar cinco acordos comerciais - Abiad

No início de governo, Bolsonaro terá que negociar cinco acordos comerciais

14 de dezembro de 2018

Não há clareza sobre como a dissolução do Ministério da Indústria e uma possível guinada no de Relações Exteriores poderão afetar as tratativas, segundo um servidor envolvido nas negociações.

A dúvida é se o Itamaraty seguirá com a liderança das equipes que participam das rodadas e qual seria o efeito de uma possível alteração.

“Precisamos abrir o mercado, mas enquanto não resolvermos o que queremos ser no Mercosul, vamos continuar com obstáculos”, afirma José Augusto de Castro, presidente AEB (associação de comércio exterior).

Ainda assim, a expectativa dos negociadores é que pelo menos um acordo, o do Canadá, seja encerrado no primeiro ano de Bolsonaro no Planalto.

A maior abertura do mercado canadense pode ampliar a exportação de 336 produtos, segundo a CNI (Confederação Nacional da Indústria).

“Em algumas pautas, como carne, a tarifa média por lá hoje é de 70%. É a 10ª maior economia do mundo e o 10º maior importador”, diz Fabrizio Panzini, gerente de negociações internacionais da entidade.

Importações de países e blocos que negociam acordos de livre comércio com o Brasil.

 

 

 

Veículo: (Folha de S. Paulo-SP – 13/12/2018 – WEB)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *