Nutrição multidisciplinar beneficia diversos aspectos da vida do idoso

O suporte nutricional multidisciplinar em idosos pode beneficiar aspectos como qualidade de vida, força muscular e até na saúde oral.

É o que mostrou estudo publicado na revista Nutrition, realizado durante 11 semanas, com pacientes em instituições de longa permanência de idosos e em assistência domiciliar. Divididos em dois grupos: controle (n=40) e intervenção (n=55).

O grupo controle foi acompanhado por um nutricionista e o de intervenção, além do especialista em nutrição, recebeu apoio nutricional multidisciplinar, entre fisioterapeuta, nutricionista e terapeuta ocupacional.

Entre os aspectos analisados estavam: qualidade de vida, desempenho físico, estado nutricional, higiene oral, incidência de quedas, internações hospitalares, mudança para ILP (para os participantes em assistência domiciliar) e mortalidade.

O grupo intervenção teve melhora na qualidade de vida (p=0,001) e na saúde oral (p=0,021) e, 47% do grupo conseguiu permanecer de pé por 30 segundos sem apoio,  contra 17% do grupo controle.

Outra diferença foi na mortalidade: 2% no grupo intervenção e 13% no grupo controle (p=0,079).

Segundo os autores do estudo, houve um efeito positivo do suporte nutricional multidisciplinar na qualidade de vida de idosos em instituições de longa permanência e em cuidados domiciliares.

Com informações do portal Nutritotal – 19.11.15

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *