Obesidade pode causar 11 de 36 tipos de câncer, aponta estudo

cancerobesidadeUm estudo veiculado no British Medical Journal sugere que a obesidade causa 11 de 36 tipos de câncer. O aumento de peso está relacionado diretamente em cânceres do sistema digestivo, além de tumores com alterações hormonais em mulheres, neoplasias do esôfago, cólon, reto, pâncreas, via biliar, mama, endométrio, ovário, rins, além do mieloma múltiplo e a cárdia gástrica.

Os cientistas realizaram uma revisão dos estudos e apontaram evidências nas análises que associam a obesidade e o desenvolvimento de câncer. Foram 95 avaliações em sete diferentes índices de obesidade e o risco de desenvolver 36 tipos de câncer. Os números indicam que 13% das análises tiveram evidências associando câncer e obesidade. Já o sobrepeso foi ligado ao risco do desenvolvimento de câncer de esôfago, cólon e reto em homens; de endométrio e de mama em mulheres, e de rins, via biliar, pâncreas e mieloma múltiplo em ambos os sexos.

“Como a obesidade se torna um dos maiores problemas de saúde pública em todo o mundo, a evidência da força das associações entre obesidade e câncer pode permitir uma seleção mais fina de pessoas em alto risco para estratégias de prevenção”, avalia o estudo. 

Alguns fatores de risco de câncer como o tabagismo e a reposição hormonal foram controlados para que não pudessem interferir nos resultados. A pesquisa aponta que o câncer é uma das principais causas de morte em todo o mundo, 12,7 milhões de novos casos, com 7,6 milhões de mortes anualmente.

O número de pessoas com obesidade aumentou significativamente: de 857 milhões no ano de 1980 para 2,1 bilhões em 2013. Com informações do Portal UOL ( 8.3.17)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *