Os benefícios surpreendentes dos probióticos - Abiad

Os benefícios surpreendentes dos probióticos

24 de junho de 2019

Com certeza você já ouviu falar nos probióticos. As bactérias “boas” encontradas em iogurte, queijos curados e suplementos ajudam a aliviar problemas digestivos como diarreia e síndrome do intestino irritável. Porém, pesquisadores de diversas partes do mundo acham que os bichinhos também podem melhorar a saúde de outras maneiras.

Continue lendo e saiba onde encontrar e quais são os outros possíveis benefícios dos probióticos.

As fontes mais inteligentes

Alimentos naturais

Muitas das bactérias mais benéficas surgem no iogurte naturalmente com “culturas ativas vivas”; mas também em alimentos fermentados, inclusive outros laticínios fermentados e produtos à base de soja, como tempê e missô.

Suplementos específicos

Os comprimidos de probióticos contêm mais quantidade de bactérias boas do que os alimentos, explica Eric L. Ding, Ph.D. e nutricionista da Escola Médica de Harvard, nos EUA. A dose varia de acordo com a cepa; pergunte ao seu médico se a suplementação é necessária e qual seria a melhor cepa para você.

Benefícios inesperados dos probióticos

Coração mais saudável

Recentemente, pesquisadores canadenses descobriram que quem tinha colesterol alto e tomava iogurte com Lactobacillus reuteri teve o nível de LDL, o colesterol “ruim”, reduzido em quase 9% em seis semanas.

Menos ansiedade

Quem tomou durante 30 dias suplementos contendo cepas específicas de Lactobacillus Bifidobacterium longum ficou menos estressado, de acordo com um estudo da publicação britânica Journal of Nutrition.

Dentes e gengivas mais limpos

Uma revisão feita em 2011 verificou que os probióticos Lactobacillus reuteri Bifidobacterium conseguem reduzir algumas cepas de bactérias prejudiciais que provocam cárie e gengivite.

Menos tosse e resfriados

Tomar suplementos com probióticos reduziu em 12% o número de infecções do trato respiratório superior e diminuiu o número de pessoas que tiveram pelo menos um resfriado forte, de acordo com uma análise de dez estudos em 2011.

Fonte: Seleções Reader´s Digest-RJ – 19/06/2019 – WEB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *