Pesquisa avalia o aumento ou diminuição de peso com ingestão de ácidos graxos

Publicado no The European Journal of Nutrition, um estudo concluiu que a ingestão de ácidos graxos ômega 3 pode estar inversamente associada ao ganho de peso em mulheres, mas os ácidos graxos ômega 6 contribuem para o aumento do peso.

A avaliação foi realizada em 534 mulheres com IMC (Índice de Massa Corporal) entre 18,5 a 25 kg/m². O estudo aferiu a composição de ácidos graxos 3, 6 e os ácidos graxos trans (AG trans) da membrana de eritrócitos. O peso foi avaliado em seis períodos divididos em um pouco mais de dez anos.

A pesquisa demonstrou que houve aumento de peso nas mulheres que ingeriram o ômega 6 e diminuiu quando houve maior consumo de ácidos graxos 3. O estudo também sugeriu que houve aumento de peso nas participantes que tinham mais AG trans e mais ácidos graxos 6 na membrana dos eritrócitos.

“Nesse estudo encontramos evidências que sugerem que a quantidade de ω-6 na membrana eritrocitária pode estar positivamente associada à quantidade de ω-3, inversamente associada com o ganho de peso em mulheres que inicialmente tinham peso adequado”, foi a conclusão do estudo.

Com informações do portal Nutritotal – 23.10.15

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *