Pesquisa de mercado de sucos dá origem à bebida nutritiva diferenciada

Uma pesquisa de mercado para identificar as demandas e preferências dos consumidores deu origem a uma proposta de um novo tipo de produto no segmento de sucos industrializados. No início, o estudo traçou um panorama geral observando a variedade de marcas e sabores no comércio, bem como os hábitos de compra do consumidor. Em seguida, foi realizada uma pesquisa exploratória flexível com cinquenta indivíduos, sendo observado um elevado consumo de sucos industrializados. Com relação a outras bebidas não alcoólicas, o consumo de refrigerantes e chás foi relevante.

Com base na análise dos resultados fornecidos pela pesquisa de mercado e pelas entrevistas, teve início a terceira fase da pesquisa, qual seja, o desenvolvimento do produto. Este foi inserido em uma linha de bebidas não alcoólicas com cinco sabores e descrito como “mix de suco de fruta com infusão de erva-mate, acrescido de esferas de alginatosaborizadas”. Denominado “Revigore-se”, o produto é destinado ao público jovem e infantil, assim como para os consumidores em geral que estão em busca de uma alimentação equilibrada, promotora de bem-estar e dispostos a desfrutarem da riqueza de sabores inovadores das frutas tropicais, aliando este conjunto de características ao divertimento.

A formulação da bebida proposta é à base de água, polpa de frutas, extrato de mate, açúcar, acidulante ácido cítrico, conservadores benzoato de sódio e sorbato de potássio e antioxidante ácido ascórbico, esferas de suco e alginato, corante natural e aroma artificial idêntico ao natural.

A rotulagem foi criada com base nas resoluções vigentes para rótulos de alimentos e em estratégias de marketing.  A linha de produtos desenvolvidos traz a tropicalidade estampada em seu rótulo. Por ser fabricado com frutos tropicais, imagens que representam o Brasil foram estampadas nos rótulos dos produtos.

Da pesquisa também se pode concluir que o mercado de alimentos está se tornando cada vez mais exigente, com consumidores que buscam saudabilidade, praticidade, qualidade e com preço justo. Para suprir essas necessidades, há uma clara importância das pesquisas de mercado para a tomada de decisão em um processo de inovação.

A distribuição dos produtos nas prateleiras tem estreita relação com os consumidores. A maioria das decisões de compra em supermercados são tomadas no momento da compra, evidenciando que fatores como estética, funcionalidade das embalagens, disposição dos itens e a área dedicada à posição dos produtos em prateleira, são comprovadamente determinantes para provocar a escolha do consumidor.

Deste modo, foi proposto o desenvolvimento de uma bebida que atenda as necessidades encontradas, tais como redução de conservantes e maior quantidade de polpa, abrangendo o público consumidor de sucos e chás/infusões. (Com informações do portal Alimentos & Bebidas – 25.10.16)

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