Pesquisadores da FMRP-USP estudam os genes ligados à obesidade

O Laboratório de Estudos em Nutrigenômica (LEN) da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP) está pesquisando as variáveis genéticas que influenciam as pessoas a emagrecerem ou a engordarem. Entre os estudos estão os gastos energéticos e a alteração do organismo após as cirurgias bariátricas.

“São diversos os fatores envolvidos na etiologia da obesidade e a genética é certamente um deles. Estamos ainda descobrindo as peças de um quebra-cabeças complexo, ou seja, estudando genes relacionados com a obesidade. No futuro, acredito que poderemos usar esse conhecimento de uma maneira integrada tanto para desenvolver tratamentos mais personalizados como novos medicamentos”, comentou Carla Barbosa Nonino, coordenadora do LEN.

O ponto central do estudo são as proteínas desacopladoras (UCPs), situadas na membrana interna das mitocôndrias, responsável pela regulação de protagonistas para a parda de peso como gasto energético, termogênese, metabolismo dos ácidos graxos livres, entre outros.

Com informações da Agência Fapesp (07/01/2017)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *