Pessoas que comem mais grãos inteiros têm menos chance de morrer do coração

Os chamados grãos inteiros como arroz integral, aveia, pão de trigo e massas são capazes de evitar doenças cardíacas e até aumentar a expectativa de vida nas pessoas.

Essa foi a constatação de um estudo conduzido pela Universidade de Harvard, Estados Unidos, e publicado no Journal of the American Medical Association (Jama).No entanto, o consumo destes alimentos não alterou a incidência dos riscos de morte por câncer.

Foram examinados registros médicos de mais de 70 mil mulheres e 40 mil homens desde os anos 1980 até 2010, levando-se em conta fatores como idade, tabagismo e IMC (Índice de Massa Corporal). Quanto mais as pessoas relataram ter ingerido os grãos inteiros, menor o risco de morte por doença cardíaca, de acordo com o estudo. Os resultados apresentaram 5% menos na mortalidade, sendo que 9% com menos risco de males do coração.

“Essas descobertas sustentam ainda mais a atual recomendação alimentar de aumentar o consumo de grãos inteiros para facilitar a prevenção primária e secundária de doenças crônicas. Além disso, fornece evidências promissoras de que uma dieta enriquecida com grãos inteiros pode conferir benefícios em relação ao aumento da expectativa de vida”, diz o relatório final do estudo.

Com informações do UOL Saúde e AFP – 5.1.15

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *