Probiótico Lactobacillus casei defensis reduz diarreia associada a antibióticos

Bebidas com Lactobacillus casei defensis associadas a antibióticos podem ser eficazes no tratamento de diarreia ocasionada pelos próprios medicamentos, a chamada DDA (diarreia associada a antibióticos). A conclusão é de pesquisadores alemães.

Eles avaliaram a frequência de evacuações em 258 pacientes que estavam usando antibióticos no tratamento de infecções. Os pacientes foram divididos em dois grupos: um grupo probiótico, com 107 pessoas e outro, com 151 pacientes, sem qualquer ingestão de Lactobacillus casei defensis. Para o grupo probiótico foi oferecida uma bebida com 10 bilhões de culturas ativas de Lactobacillus casei defensis DN 114001, duas vezes por dia, durante o tratamento com antibiótico, em um período de 3 meses. O outro grupo foi tratado de modo convencional.

A incidência de diarreia com o grupo de probióticos foi reduzida – 6,5% contra 28,4% -e a duração da diarreia foi bem mais curta neste grupo.

Em outro estudo randomizado, estudou-se o efeito sobre a diarreia de bebidas probióticas com tipos diferentes de Lactobacillus casei (Lactobacillus casei Shirota e Lactobacillus casei defensis DN-114001). Os pacientes foram divididos em dois grupos que consumiram, duas vezes por dia, uma bebida probiótica. Os resultados demonstraram diferenças na frequência de diarreia entre os dois grupos: no caso do Lactobacillus casei defensis DN-114001 a frequência de diarreia foi semelhante ao primeiro estudo e maior com o grupo que ingeriu Lactobacillus casei Shirota. A duração da diarreia também foi menor no grupo Lactobacillus casei defensis DN-114001.

Os autores concluíram que o consumo preventivo de uma bebida probiótica com Lactobacillus casei defensis DN 114001 é capaz de reduzir a DAA, diarreia associada a antibiótico.

Com informações do portal Nutritotal – 28.11.14

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *