<strong>Subgrupo de Trabalho 3 do Mercosul confere foco à pauta de rotulagem nas vésperas da entrada das novas regras de rotulagem no Brasil</strong> - Abiad

Subgrupo de Trabalho 3 do Mercosul confere foco à pauta de rotulagem nas vésperas da entrada das novas regras de rotulagem no Brasil

26 de setembro de 2022

A LXXXI Reunião Ordinária da Comissão de Alimentos do Subgrupo de Trabalho 3 (SGT-3) do Mercosul aconteceu entre os meses de agosto e setembro, em modalidade virtual, para discussão de rotulagem geral e repasse de informes.

O objetivo da ação foi também o de fazer uma revisão da Res GMC n. 26/03, importante regulamento que abarca a rotulagem de alimentos embalados. Questões envolvendo rotulagem nutricional, como princípios gerais, data de validade e condições de conservação foram pontos de atenção entre as discussões.

Considerando o peso e importância como principal grupo de trabalho designado para discussões no âmbito de alimentos no Mercosul, o SGT-3 deve atuar com o objetivo de promover uniformidade e consenso de temas regulatórios dentro de seu eixo intergovernamental.

Nesse aspecto, a avaliação é de que a prioridade dada pela Comissão da pauta da rotulagem em sua agenda é importante sobretudo neste momento, na medida em que a data de vigor das novas regras de rotulagem nutricional está prevista para 9 de outubro.

O bloco disponibilizou, ainda, a ata das reuniões do SGT-3 de Regulamentos Técnicos e Avaliação da Conformidade do Mercosul, que aconteceram entre os dias 29 de agosto e 02 de setembro, em Montevidéu (Uruguai). Os temas discutidos incluem modificação de resoluções, rotulagem nutricional, regulamentações técnicas e revisão de resoluções.

Confira a ata das reuniões Nº 02/22 e Nº 03/22, bem como a lista de participantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *