Universidade de Maringá cria pó para bolo de chocolate sem glúten

Uma mistura em pó para bolo de chocolate isento de glúten, com amido de milho, farinha de arroz e fécula de batata foi desenvolvido pelo Departamento de Engenharia de Alimentos da Universidade Estadual de Maringá, Paraná. A novidade foi publicada na revista Tecnológica.

Os pesquisadores destacaram a importância do trabalho para o mercado brasileiro, carente de produtos industrializados sem glúten. De acordo com eles, o cardápio do celíaco é muito caseiro, o que demanda muito tempo no preparo.

O glúten é a principal proteína presente em alimentos como trigo, aveia, centeio, cevada, malte e em muitos cereais usados em produtos, mas pode ser substituído pelo   milho (farinha de milho, amido de milho e fubá), arroz (farinha de arroz), batata (fécula de batata), e mandioca (farinha de mandioca e polvilho).

“É de grande interesse o desenvolvimento de um bolo pronto para o consumo sem glúten, para os indivíduos que possuem a doença celíaca, trazendo uma opção que seja agradável para o paladar. Além disso, é prático para todos aqueles que necessitam dessa dieta, facilitando a vida de suas famílias, com a praticidade de um produto industrializado, mas atendendo as suas necessidades, e tendo uma opção a mais de alimentos dentro da sua dieta”, relata a conclusão do estudo.

O produto foi testado por 98 pessoas com doença celíaca e teve boa aceitação do público.

Com informações da Agência Notisa – 17.7.15

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *