Consumir cinco porções diárias ou o equivalente a 400 gramas de frutas ou hortaliças é a recomendação da Organização Mundial da Saúde. Todavia, um estudo publicado na revista British Journal of Nutrition demonstra que quase ninguém obedece a esta recomendação.
Os pesquisadores da Universidade Estadual da Califórnia e do Instituto de Saúde Nutrilite avaliaram o comportamento alimentar de cerca de 200 mil pessoas, com faixa etária igual ou superior a 18 anos e a maioria dos pesquisados, entre 58 a 88%, relataram baixo consumo de frutas e hortaliças (FH). A ingestão diária de frutas variou de 0,7 a 1,5 e a de legumes de 0,9 a 1,6 porções. As duas juntas tiveram variação de 1,6 a 2,8 porções por dia.
Os cientistas puderam constatar diferenças por conta das várias regiões. Um dos exemplos é o caso do norte da Europa, onde houve um consumo elevado de alfa e beta caroteno devido ao grande consumo de cenoura. Na América do Sul, houve pouca ingestão de hortaliças verdes escuras e de ervas frescas como salsinha e manjericão. Em partes da África, houve um baixo consumo de polifenol antioxidante, encontrado em frutas como framboesas, morangos, mirtilos, nozes e romãs.
“A ingestão de fitonutrientes a partir de frutas e hortaliças variou de acordo com a região geográfica em que a população se encontra”, concluiu o estudo.
Com informações do Portal Nutritotal – 24.10.14