As principais restrições alimentares relatadas por entrevistados em uma pesquisa de suplementos realizada pela Toledo&Associados apontam o sal e o açúcar como os principais vilões.
De acordo com o estudo, 51% dos domicílios pesquisados têm restrição ao sódio e 38% ao açúcar. Outros alimentos também foram citados, casos das gorduras (11%), frutos do mar (11%), leite e derivados (8%) e glúten (7%).
Os motivos são as doenças ocasionadas pela má alimentação como a diabetes, a hipertensão, o colesterol e a obesidade. Todavia, apenas 18% dos lares afirma que sofre alguma restrição alimentar.
Outro dado importante é que, para 59% dos indivíduos, a alimentação melhorou nos últimos cinco anos, e piorou apenas para 4%. Os outros 37% responderam que não houve qualquer mudança.
Destes 59% que afirmaram que houve uma sensível melhora na qualidade da alimentação, 67% dizem praticar uma alimentação saudável, 78% lançam mão de alguma nutricionista e 62% praticam atividade física. Estes índices foram obtidos pela pesquisa de suplementos encomendada pela ABIAD, Abifisa e Abenutri. (Com informações da Oficina de Mídia – 27.1.16).