O setor de alimentos para fins especiais está presente em todas as fases da vida da população, formulando produtos para atender grupos diversos, como indivíduos com restrições alimentares, condições médicas particulares, atletas e idosos, por exemplo.
Promovendo a inclusão alimentar e fornecendo opções seguras e nutritivas, o setor agora passa também por uma evolução em seu modelo de negócios, à medida que cresce o reconhecimento das práticas ESG e sua relevância no contexto da sustentabilidade.
Isso porque, se inicialmente os esforços sustentáveis das indústrias focaram em reduzir as emissões de gases de efeito estufa e fazer a reciclagem de produtos, hoje, a sustentabilidade abrange uma gama mais ampla de aspectos, incluindo considerações ambientais, sociais e de governança corporativa.
No que se refere ao âmbito social, as empresas do setor alimentício estão sendo convocadas a abordar uma variedade de questões importantes, como as relacionadas ao bem-estar e à promoção de uma alimentação que se integre a um estilo de vida saudável.
E embora a questão social seja o aspecto mais evidente, ela também está relacionada à sustentabilidade, uma vez que as mudanças climáticas e a crescente demanda por alimentos afetam simultaneamente a produção, a disponibilidade e a qualidade nutricional dos alimentos.
Considerando esse fato, empresas que desenvolvem projetos voltados à nutrição, saúde e bem-estar da população, atuando nas áreas social, ambiental e governança, estão abordando um campo interligado de problemas, mitigados por meio de gestões integradas e focadas no desenvolvimento sustentável de seus setores.
Particularmente, o setor de alimentos para fins especiais, ao se empenhar em promover a segurança alimentar, melhorar a ingestão de nutrientes em cada refeição e atender pessoas com necessidades alimentares específicas, é um aliado de peso para a superação dos desafios relacionados ao ESG.
A ABIAD, atuando como representante do setor perante os órgãos reguladores, desempenha sua responsabilidade social e sustentável por meio da identificação e abordagem de temas que têm impacto significativo na nutrição da população. Isso inclui fomentar conhecimento científico para embasar e impulsionar atualizações regulatórias, facilitando assim a disponibilidade dos alimentos para fins especiais.
A Associação também realiza campanhas de comunicação e democratiza informações relevantes sobre nutrição e alimentação em categorias como nutrição infantil, nutrição enteral, diet e light, suplementos alimentares, nutrição esportiva e alimentos funcionais.
Com essas iniciativas, vislumbra-se um setor que possua as condições necessárias para continuar crescendo de forma sustentável, o que, por sua vez, também contribui para gerar impactos positivos no mundo.