A área de experiência do usuário (user experience – UX) foi inicialmente aplicada no setor de Tecnologia e Inovação, com foco em aspectos como a navegabilidade de páginas e aplicativos, além da facilidade de uso intuitivo de plataformas e outras ferramentas tecnológicas. No entanto, atualmente, esse foco no consumidor tem se expandido para outros mercados, incluindo o de alimentos.
Na prática, observa-se um movimento crescente por parte das empresas que investem em pesquisas para o desenvolvimento de produtos centrados na experiência de consumo. Isso ocorre devido à complexidade das demandas, que se tornaram mais específicas, e à preocupação com saúde e bem-estar. Além disso, há a inclusão de consumidores com necessidades específicas, como veganos e pessoas que buscam produtos sem glúten, açúcar ou lactose.
Assim, lançar novos produtos no mercado alimentício exige mais estudo e inovação, abrangendo toda a jornada do consumidor, desde a compra até o consumo. Com isso, espera-se obter resultados, tais como:
1. Experiência de compra positiva: a escolha do produto, seja em loja física ou online, deve proporcionar uma experiência agradável, influenciando as futuras decisões de compra;
2. Embalagem fácil e atrativa: o ideal é que embalagem ofereça informações claras e seja estrategicamente desenvolvida para que o consumidor identifique facilmente que suas necessidades serão atendidas. A aparência, incluindo cor e design, é o primeiro contato sensorial com o consumidor;
3. Conexão emocional com a marca: empresas que investem em UX tendem a construir uma identidade de cuidado e atenção ao cliente, estabelecendo conexão e fortalecendo a percepção positiva da marca no mercado;
4. Experiência multissensorial: os produtos que combinam embalagem atrativa, aroma e textura podem proporcionar uma experiência multissensorial enriquecida. No setor de alimentos, o sabor é o principal aspecto sensorial, resultado da combinação entre paladar e olfato.
No setor de alimentos para fins especiais, representado pela ABIAD, a aplicação de UX é importante devido à complexidade das demandas de seu público consumidor.
O mercado brasileiro de alimentos e bebidas tem mostrado potencial de crescimento, impulsionado pela valorização da saúde, bem-estar e longevidade. De acordo com a Euromonitor Internacional, o setor de alimentos saudáveis deve crescer 27% até 2025, refletindo justamente essa transformação no comportamento do consumidor.
Trata-se de um público que está cada vez mais atento à qualidade nutricional e à adequação dos produtos a diferentes estilos de vida, como dietas veganas ou restrições alimentares. Categorias como edulcorantes, nutrição infantil, suplementos alimentares e alimentação enteral ganham destaque nesse cenário.
Adicionalmente, esses fatores impulsionam o desenvolvimento de embalagens sustentáveis, com informações claras sobre ingredientes e certificações, acompanhadas de uma comunicação que transmita transparência e responsabilidade social. Todos esses elementos integram o conceito de UX, que vai além da funcionalidade e abrange toda a experiência do consumidor com o produto alimentício.