A ABIAD, seguindo a proposta do ISA (International Sweetners Association), e juntamente com o GT de Edulcorantes, elaborou e encaminhou documento em resposta à consulta pública realizada pelo comitê de especialistas da OMS (Organização Mundial da Saúde), o NUGAG (Nutrition Guidance Expert Advisory Group).
A elaboração de material orientativo sobre edulcorantes pela OMS (Organização Mundial da Saúde) vem sendo amplamente discutida, o que resultou na disponibilização para a consulta pública do documento “WHO draft guideline: use of non-sugar sweeteners”. O objetivo da entidade é tornar transparente ao público as recomendações, com base nas vastas revisões de literatura científica.
Nesta proposta de guia constam avaliações sobre o uso dos adoçantes na alimentação em substituição ao consumo de açúcares em função das altas taxas de obesidade, sobrepeso e doenças crônicas relacionadas.
O trabalho realizado pela Associação, juntamente ao GT de Edulcorantes, tendo por subsídio material científico do ISA, foi redigir um posicionamento da entidade para a referida Consulta Pública, com a finalidade de ponderar parte das conclusões presentes no Guia.