ABIAD realiza primeira reunião do GT de Prebióticos - Abiad

ABIAD realiza primeira reunião do GT de Prebióticos

13 de outubro de 2020

A primeira reunião do GT de Prebióticos da ABIAD foi realizada no dia 22 de setembro, com a participação de 17 profissionais de 10 empresas associadas.

Os dois principais temas debatidos foram a definição da ocupação dos cargos de coordenação e vice-coordenação do GT, e a regulação de produtos chamados “prebióticos” no Brasil.

Em votação posterior, sigilosa, ficou definido como coordenadora do GT a representante da Tate & Lyle, Karina Costa, e como vice-coordenador, Marcos Pupin, da Nestlé.

Durante a reunião, os principais pontos levantados foram:

  • Necessidade de definição do termo Prebiótico – objetivo principal a ser discutido com a ANVISA;
  • Histórico de legislações de outros países que já definiram, de acordo com o ISAPP (International Scientific Association for Probiotics and Prebiotics);
  • Cenário Internacional;
  • Principais desafios, tais como: legislação defasada; vários produtos sem comunicações funcionais voltadas à flora intestinal; impacto direto na oferta de tais ingredientes ao consumidor.

O grupo entende a necessidade de contato com a Anvisa para iniciar as conversas a respeito do tema e, para tanto, irá se preparar com um levantamento de dados internacionais das Américas, Europa, Codex, FDA e Asia. A próxima reunião do GT de Prebióticos está agendada para o dia 20 de outubro às 15 horas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *